top of page

Porque surgiu o projeto SPIN?

O projeto SPIN - Solução de Pulverização de Precisão Inteligente (POCI-01-0247-FEDER-046997) é um projeto cofinanciado pelo COMPETE, com 5 parceiros, que iniciou em janeiro de 2021 e irá terminar em junho de 2023. Este projeto surgiu da necessidade de desenvolver uma solução completamente inovadora e disruptiva no setor dos pulverizadores para culturas arbóreo-arbustivas, tendo em conta a evolução do mercado mundial. Neste sentido, a entidade líder TOMIX, procura oferecer uma solução de pulverização distinta, diferenciada das convencionais atualmente disponíveis no mercado, que contrarie a entrada de produtos do mercado externo de gama “premium” no mercado nacional e possa competir e sobrepor-se a estes no mercado internacional, impulsionando a estratégia de internacionalização da empresa.


Consulte os objetivos do projeto aqui.


No âmbito deste projeto, a tecnologia de aplicação será validada em ambiente operacional, mediante análise da evolução das principais pragas e doenças em pomares de pereira ‘Rocha’ ao longo do ciclo cultural, estabelecendo relação entre a qualidade da pulverização e o seu efeito biológico e ambiental. Esta solução é inovadora e diferenciadora na medida em que os pulverizadores geralmente não são inspecionados do ponto de vista operacional no que respeita à interação entre a técnica de aplicação, eficácia biológica e a componente mecânica.



A tipologia inovadora deste equipamento (cujo protótipo será desenvolvido principalmente pela TOMIX e INIAV, I.P.), contará com o contributo dos restantes parceiros: conceção e introdução de tecnologia (com prototipagem a cargo principalmente do INESC TEC), testes laboratoriais na área dos estudos aerodinâmicos (a cargo essencialmente do INEGI) e validação em campo (a cargo essencialmente do INIAV, I.P. – validação primária – e da CAMPOTEC IN – validação de larga escala), complementados com o contributo da CONSULAI no desenvolvimento de um módulo na ferramenta de Business Intelligence (BI) para avaliação da redução dos efeitos secundários sobre ar, solo e pegada ecológica. Uma das preocupações centrais desta tarefa é, através desta ferramenta (BI), desenvolver um módulo de quantificação dos benefícios ambientais e económicos da solução SPIN. A equipa que compõem este consórcio mostra uma complementaridade singular entre equipas multidisciplinares, com alta probabilidade de sucesso e controlo de riscos.

Saiba mais sobre os parceiros aqui.

bottom of page