top of page

Pulverizador mais eficiente e sustentável

Os atuais pulverizadores existentes no mercado apresentam vários aspetos negativos, que são percecionados pelos utilizadores em geral (agricultores) e que necessitam de ser melhorados no sentido de se atingir uma agricultura de precisão, inteligente e mais sustentável (mais ecológicos). Estes equipamentos devem permitir reduzir as doses de Produtos Fitofármacos por aumento da eficiência da aplicação e, assim, contribuírem para a redução do número e quantidade de resíduos nos produtores alimentares, abrindo novos mercados aos produtores (ex. Mercados do norte da Europa ou cadeias internacionais com elevados requisitos toxicológicos impostos aos fornecedores – Lidl, outras).



Segundo a Comissão Europeia, na segunda metade do século XX, começou a falar-se da deterioração ambiental provocada pela crescente industrialização, pelo aumento demográfico e pelo consumo excessivo dos recursos naturais. Surgiu então o conceito de desenvolvimento sustentável para tentar resolver estas alterações na qualidade ambiental, no desenvolvimento económico e na estrutura social, tendo em linha de conta tanto as gerações presentes e como as gerações futuras. Este conceito integra as vertentes ambiental, económica e social.


Perfeitamente alinhado com a crescente preocupação com a sustentabilidade, está o projeto SPIN, que pretende desenvolver um pulverizador inovador para culturas arbóreo-arbustivas, mais eficiente e sustentável, que permitirá por exemplo reduzir a quantidade de fitofármacos utilizada e quantificar também as perdas por deriva (menos contaminação dos solos, etc.).


Este projeto integrará várias vertentes como a Agricultura de Precisão e Inteligente e a Pulverização de Precisão. Fique atento ao projeto e aos próximos resultados!

bottom of page