top of page

Mais de 150 pessoas na apresentação do protótipo SPIN

Após um ano e meio de trabalho desenvolvido nas várias componentes do pulverizador inteligente, chegou a altura de apresentarmos o primeiro protótipo! Com mais de 155 participantes, o dia aberto foi dedicado às novas tecnologias na produção de Pomóideas, Robótica e Agricultura 4.0, e decorreu no passado dia 2 de agosto, na ENFVN/INIAV, Alcobaça.



A tipologia inovadora deste equipamento (cujo protótipo será apresentado no dia de campo), conta com o contributo da TOMIX e dos restantes parceiros: conceção e introdução de tecnologia (com prototipagem a cargo principalmente do INESC TEC), testes laboratoriais na área dos estudos aerodinâmicos (a cargo essencialmente do INEGI) e validação em campo (a cargo essencialmente do INIAV, I.P. – validação primária – e da CAMPOTEC IN – validação de larga escala), complementados com o contributo da CONSULAI no desenvolvimento de um módulo na ferramenta de Business Intelligence (BI) para avaliação da redução dos efeitos secundários sobre ar, solo e pegada ecológica. Uma das preocupações centrais desta tarefa é, através desta ferramenta (BI), desenvolver um módulo de quantificação dos benefícios ambientais e económicos da solução SPIN.


O pulverizador está em fase de melhoria e deverá ser testado em ambiente operacional já na próxima campanha frutícola.


Neste dia foram também apresentados resultados do uso de redes fotosseletivas em fruticultura, tecnologias para redução do escaldão solar, aplicações da inteligência artificial em fruticultura de precisão, técnicas alternativas para controlo de infestantes (monda mecânica, monda térmica, telas), robotização do corte da entrelinha, sensorização para gestão inteligente do pomar, novas tecnologias para aumento de brix e coloração, entre muitas outras inovações que permitirão avanços significativos na fruticultura nacional.


Em sala, Miguel Leão, do INIAV, reforçou a importância do projeto IDT SPIN e o enquadramento do mesmo. Na mesa redonda com todos os parceiros do projeto IDT SPIN, moderada por Rui Almeida, da CONSULAI, foram discutidas as principais dificuldades e os próximos passos do projeto.


Com um programa bastante completo e casa cheia no INIAV, o dia de campo foi um verdadeiro sucesso para a divulgação do trabalho desenvolvido até à data!


(Re)veja algumas imagens do dia de campo:



コメント


bottom of page