top of page

Simpósio Nacional de Fruticultura 2023

O IDT SPIN vai estar presente no Simpósio Nacional de Fruticultura que irá realizar-se nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023, em Alcobaça, com a apresentação do projeto e dos principais resultados obtidos até ao momento, em formato póster. Consulte o poster em baixo:

Poster IDT SPIN
.
Download • 1.63MB

O setor hortofrutícola duplicou nos últimos 10 anos o valor das exportações, resultado da sua modernização tecnológica e organizacional, aliada ao uso eficiente e sustentável dos fatores de produção, contribuindo também para a criação de emprego e, consequentemente, para o aumento da sua importância para o PIB nacional. Nos últimos dois anos a agricultura manteve o seu nível de atividade, demonstrando a sua elevada capacidade de resiliência e profissionalismo, conseguindo manter a cadeia de abastecimento, numa altura em que as outras atividades económicas tiveram que abrandar.


Numa altura em que o setor enfrenta um enorme desafio relacionado com o aumento exponencial dos preços dos fatores de produção (nomeadamente energia, combustíveis e transportes) e escassez de água, torna-se imprescindível abordar novas e mais eficientes formas de produção. A inovação é, mais do que nunca, indispensável ao aumento da eficiência e competitividade da produção.


Surgiu assim este simpósio, com uma organização conjunta entre a Associação Portuguesa de Horticultura, o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências (COTHN-CC), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, IP), a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) e o Município de Alcobaça.


Tal como nas edições anteriores, pretende-se, nesta 5ª edição, promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do setor, com um amplo espaço de debate e de divulgação científica e tecnológica, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade.


Para mais informações consultar o website do evento aqui.

Comentarios


bottom of page